Franca é A Primeira Cidade Amiga Das Abelhas

VI Seminário de Meliponicultura de Franca

O SOS Abelhas sem Ferrão teve a honra de participar do VI Seminário de Meliponicultura de Franca-SP, organizado pela AME SAMPA nos dias 11 e 12 de Dezembro de 2015.

O evento contou com diversos palestrantes de alto nível, veja abaixo:

DSCF9702

Dr Cristiano Menezes falando sobre biodiversidade e biologia de abelhas sem ferrão.

A palestra do Dr Cristiano Menezes (EMBRAPA) deu destaque a biodiversidade de abelhas sem ferrão, além de ensinar conceitos básicos sobre a biologia de abelhas sem ferrão e o funcionamento de seus ninhos, com muito conhecimento técnico de uma forma acessível aos novos meliponicultores.

 

DSCF9746

Daniel Malusá Gonçalves do Bee or Not to be fala sobre a campanha Sem abelha sem Alimento.

A palestra sobre a campanha Sem Abelha Sem Alimento mostrou várias iniciativas do Bee or not to be, como o Bee Alert, aplicativo para localização de abelhas mortas pelo uso de agrotóxicos, as campanhas de divulgação sobre a importância das abelhas e seu desaparecimento.

 

DSCF9755

Conselho diretor da AME Sampa falando sobre suas ações.

A palestra da AME Sampa tratou de diversos entraves da meliponicultura no Estado de São Paulo, bem como sua participação em ações para o desenvolvimento da meliponicultura.

 

Franca é a primeira cidade amiga das abelhas

Franca é a primeira cidade amiga das abelhas

Em uma parceria entre o Bee or not to be e a AME Sampa a cidade de Franca-SP se tornou a primeira cidade amiga das abelhas, uma grande conquista para a preservação dos polinizadores. Para mais informações sobre o projeto clique aqui.

 

Terra Madre Day 2015

Durante o VI Seminário de Meliponicultura de Franca também houve a comemoração do Terra Madre Day, evento por uma alimentação mais justa, saudável, limpa e livre de agrotóxicos. Uma iniciativa dos movimentos Terra Madre e Slow Food, com apoio do Meliponário Flor de Lótus, no seminário o evento foi coordenado pela Dra Generosa Souza.

SOS no evento

Polinize essa ideia

Durante o evento o SOS Abelhas sem Ferrão fez o que mais gosta: falar de abelhas. Muitas pessoas pararam pra conhecer as caixas didáticas modelo SOS, utilizadas para educação ambiental.

 

Palestra da Dra Genna Sousa

A Dra Genna Sousa (UESB) deu uma verdadeira aula sobre legislação de meis, e toda a cadeia produtiva da meliponicultura, bem como formas de tornar a atividade acessível aos produtores familiares, ótimos exemplos vindos do Estado da Bahia.

 

Por fim, o evento se encerrou em meio a diversas oficinas no Jardim Zoobotânico de Franca.

Oficina de iscas, transferências e divisões com o professor José Mauro Souza.

Multiplicação de Mandaçaias com Cristiano Menezes

Multiplicação de Mandaçaias com Marco Pignatari

 

Produtos

Oficina de produtos artesanais das abelhas sem ferrão, com a Dra Genna Sousa