Muito nos preocupa o fato de que a maior parcela da população não saiba sobre a existência destas abelhas inofensivas, nem de sua grande importância ambiental, uma vez que, em alguns biomas brasileiros, são responsáveis por até 90% da polinização da vegetação nativa. Só isto já bastaria para sua preservação e de seu ambiente natural, cada vez mais degradado.

Algumas espécies cosmopolitas conseguem sobreviver em áreas muito alteradas pelo ser humano, como as grandes cidades, mesmo com a falta de árvores para o estabelecimento de seus ninhos. Estas espécies costumam se alojar nas poucas árvores restantes, em espaços ocos dentro de muros, caixas de energia, churrasqueiras etc, e continuam nos ajudando muito.

E além delas, muitas abelhas acabam sendo mortas devido a desmatamentos e uso intensivo de agrotóxicos, o que nos desperta um alerta sobre a necessidade de preservar esses seres extremamente importantes.

Somos uma organização sem fins lucrativos, nascida de um grupo de amigos, preocupados com o desaparecimento das abelhas nativas, que se juntaram para tomar uma iniciativa a fim de reverter este quadro, sobretudo nas grandes cidades.

Assim  o SOS Abelhas sem Ferrão, atuando principalmente através de educação ambiental, ações de conscientização e resgate de enxames em risco.

Junte- se a nós, seja um polinizador dessa ideia.