Pilares

A missão do SOS Abelhas sem Ferrão é proteger as abelhas nativas do Brasil, e para isso nosso trabalho se sustenta em  pilares altamente interconectados:

Educação Ambiental 

Nosso pilar fundamental é a educação ambiental, pois o maior inimigo de nossas abelhas nativas é o desconhecimento, e só é possível preservar aquilo que se conhece. Levamos o conhecimento sobre as abelhas sem ferrão pra onde for necessário, o que importa é mante-las vivas. Ministramos palestras, cursos e oficinas em escolas, parques, praças, empresas, onde quer que seja.

Serviços Ambientais

Temos neste pilar alguns projetos já em andamento, tais como meliponários-escolas em hortas comunitárias e parques da cidade de São Paulo, e resgates e realocações de enxames em risco, além de estimular o plantio de vegetação nativa.

Advocacy

“Militância” é a frente em que lutamos pela preservação das abelhas nativas através de campanhas, buscando uma melhor visibilidade do tema, tanto pela ótica popular quanto pela ótica legal.

Pesquisa

Permeando os três pilares do SOS Abelhas sem Ferrão está a pesquisa. Objetivamos desenvolver e estimular pesquisas científicas sobre as abelhas nativas através de parcerias com universidades e, futuramente, fomentar estas pesquisas.