Euglossini

Euglossini, as abelhas das orquídeas

Talvez você nunca tenha ouvido falar das Euglossini, as abelhas das orquídeas. Euglossini é uma tribo pertencente à grande família Apidae. Composta de cinco gêneros , com cerca de 187 espécies já descritas.

São abelhas exclusivamente neotropicais . O grupo é mais diverso e abundante nas florestas úmidas , porém , há espécies encontradas em ambientes de vegetação mais aberta como o cerrado e a caatinga .

As abelhas do gênero Euglossa que em grego significa “língua verdadeira” ,devido ao seu longo comprimento  são as menores e as mais coloridas da tribo , variando de verdes e azuis brilhantes a violetas e acobreadas.

Os machos de Euglossa possuem o interessante hábito de coletar óleos perfumados de flores para composição de um perfume particular, com intuito , talvez, de atrair fêmeas para o acasalamento .

As fêmeas procuram fazer seus ninhos em cavidades pré existentes e utilizam resinas de variadas plantas para construção das células de cria.

A maioria possui hábito solitário de nidificação, no entanto , algumas delas dividem seus ninhos com outras fêmeas , que geralmente são suas irmãs , mas sem divisão de trabalho .

Machos e fêmeas de Euglossini polinizam cerca de 30 famílias de plantas enquanto procuram por diferentes recursos florais , incluindo 2000 espécies de orquídeas.

Confira também essa matéria sobre as Centridini, as abelhas coletoras de óleos.

Texto de Adriana Tiba
Adriana Tiba é ceramista especializada em abrigos para abelhas nativas e criadora livre.

Celso Barbiéri

Mestrando em Sustentabilidade e Bacharel em Gestão Ambiental pela USP. Diretor técnico-científico da SOS Abelhas sem Ferrão. Atualmente pesquisando abelhas sem ferrão, meliponicultura e ecologia urbana. Interessado em divulgação científica e em mostrar para as pessoas que aprender pode ser divertido. Praticante de Karatê, entusiasta de literatura fantástica e ficção científica. Jogador competitivo de Pokémon e fã de animes e mangás nas horas vagas.
  • Fausto Antonio

    Olá, tudo bem? Eu moro no Rio e tenho diversas orquídeas e plantação num terreno em local urbano. Eu gostaria de ter uma colmeia de abelhas sem ferrão. Poderia me ajudar onde e de que forma eu consigo uma mandassaia ou uruçú