O conselho do SOS Abelhas sem Ferrão é bastante diversa, e composta por pessoas com grande conhecimento sobre as abelhas nativas do Brasil, em especial as Abelhas sem Ferrão. Aqui você pode conhecer um pouco sobre nosso quadro atual.

Teste Sid

Sidclei Lucena

Conselheiro do SOS Abelhas sem Ferrão

Vendedor, e meliponicultor desde 2003 se encantou com as abelhas sem ferrão após passar a criar um enxame de Jataí, a partir daí foi passando a criar outras espécies e se tornou um expert em seu manejo. Devido a seu grande conhecimento e interesse na causa, integra o conselho do SOS Abelhas sem Ferrão.

Teste Fabi

Fabiana Curtopassi Pioker-Hara
Conselheira do SOS Abelhas sem Ferrão

Professora do programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Terra da UNICAMP e Educadora no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade de São Paulo. É especialista em zoologia e ecologia de abelhas sem ferrão. É uma grande colaboradora e apoiadora do projeto SOS Abelhas sem Ferrão.

Teste Julio

Júlio Pedroni

Conselheiro do SOS Abelhas sem Ferrão
Professor de Ciências da Natureza, formado pela Universidade de São Paulo.

Curioso por natureza, dedicou oito anos de sua vida em pesquisas cientificas de Biologia. Descobriu, em singelas flores de manjericão, a ponta de um imenso novelo! Pequenas abelhas que não tinham ferrão e que produziam mel, que faziam parte de uma grande família, todas as abelhas, que são os animais mais importantes para o ser humano!

Claudia Visoni foto

Claudia Visoni

Cludia Visoni

Conselheira do SOS Abelhas sem Ferrão.

Jornalista.

Jornalista formada pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, hortelã urbana, permacultora e ativista ambiental, Claudia participa e incentiva diversas atividades de debate sobre meio ambiente e cidadania, além de participar ativamente de ações locais.

Paulo Sirks

Paulo Sirks

Conselheiro do SOS Abelhas sem Ferrão.

Biólogo.

Especialista em manejo de fauna, especialmente de lagartos e serpentes, Paulo acabou encontrando nas abelhas um novo mundo, repleto de diversidade e espaço para criar. Na meliponicultura encontrou espaço para usar sua imaginação e desenvolver diversos projetos e equipamentos.

Julio Pupim

Julio Pupim

Conselheiro do SOS Abelhas sem Ferrão.

Agricultor.

Adepto da agricultura sustentável, Julio sabe a importância que ações locais tem em uma escala maior, seja na produção de plantas e alimentos, seja em projetos sociais ou na educação ambiental.

Heráclito Sette

Heráclito Sette Silva

Conselheiro do SOS Abelhas sem Ferrão

Militar aposentado.

Corredor de meias-maratonas e oficial aposentado da Força Aérea Brasileira, dedica boa parte de seu tempo a divulgar a importância das abelhas nativas com muito bom humor e disposição.

Nevio Savieto

Névio Savieto

Conselheiro do SOS Abelhas sem Ferrão

Técnico em Segurança do Trabalho e meliponicultor experiente, Névio é idealizador do projeto “Expresso Abelhinha” que desde 2008 atua conscientizando pessoas de todas as idades sobre a importância das abelhas nativas para o equilíbrio do meio ambiente através da meliponicultura.

Jeremoabo

Rouglas Santana

Conselheiro do SOS Abelhas sem Ferrão

Estudante de Agronomia.

Além de administrar a primeira extensão da SOS Abelhas sem Ferrão, Rouglas atua na área de agroecologia, mostrando as pessoas que é possível obter seus alimentos de forma mais sustentável e com respeito a natureza, e claro, com as abelhas.

guaxupé 2

Gustavo Viana Teixeira

Conselheiro do SOS Abelhas sem Ferrão

Estudante de meio ambiente.

Administrador da extensão de Guaxupé, Gustavo nos dá exemplo de como a educação ambiental é importante, faça chuva ou faça sol, sempre disposto a passar seus conhecimentos sobre as abelhas nativas do Brasil.

Ricardo Teste

Ricardo Lopez

Conselheiro do SOS Abelhas sem Ferrão

Veterinário

Sempre acreditou que o manejo de animais silvestres deveria servir ao proposito da conservação dos mesmos e de seus habitats. Com passagens em ONGs como Associação Mata Ciliar e Tropical Sustainability Institute, Ricardo se apaixonou pelas abelhas sem ferrão anos mais tarde ao conhecer o trabalho do SOS Abelhas Sem Ferrao, e com isso tomou conhecimento do enorme potencial que esses insetos possuem em se tornar grandes ferramentas para a conservação e preservação de áreas naturais. Atualmente, também atua como fotografo e videomaker.

Sheina conselho

Sheina Koffler

Conselheira do SOS Abelhas sem Ferrão

Bióloga,  Mestra e Doutoranda em Ecologia pelo Institudo de Biociências da Universidade de São Paulo, atualmente pesquisa o comportamento de abelhas sem ferrão, com enfase em reprodução.

Possui interesse na meliponicultura e é uma grande colaboradora do SOS Abelhas sem Ferrão, principalmente no que se refere a aproximar o conhecimento científico do grande público.

Sergio Julião

Sérgio Julião

Conselheiro do SOS Abelhas sem Ferrão

Engenheiro Ambiental

Hortelão urbano , atuante nas hortas urbanas de SP como: Horta das Corujas,  Horta da Saúde,  Horta CCSP,  Horta do Ciclista,  Horta Orgânica Beira Rio, entre outras. Ativista Ambiental,  acredita que a Agricultura Urbana de SP possa contribuir  com a melhoria do planeta e a qualidade de vida da sociedade, difunde e incentiva o plantio de flores melíferas.

Clodomiro Castro

Miro Castro

Conselheiro do SOS Abelhas sem Ferrão

Morador de Juquitiba no estado de São Paulo, produtor rural e apicultor, está envolvido com a cadeia produtiva do mel de seu estado participando da câmara setorial do mel e com muita vontade de ajudar a Meliponicultura.

Helio Shigeeda

Helio Kouki Shigeeda

Conselheiro do SOS Abelhas sem Ferrão
Formado em Comércio Exterior, atua na área de Câmbio há mais de 30 anos.

É músico e pratica a arte do cultivo de Bonsai há 25 anos. É voluntário de movimentos de plantio de árvores, sementes e hortas urbanas. Sempre soube da existência das abelhas sem ferrão mas não as notava. Recentemente ao se conscientizar da importância das abelhas no meio ambiente e em nossas vidas, passou a perceber a presença delas com muito mais frequência e intensidade, desde então procura multiplicar essa percepção divulgando seus aprendizados e os trabalhos do SOS Abelhas sem Ferrão.